Ao caminhar pela Avenida Michigan em Chicago repare no prédio do jornal Chicago Tribune. Localizado próximo ao rio Chicago, sua arquitetura chama atenção de longe pela imponência, diversidade e beleza. A empresa iniciou seu trabalho em 10 de Junho de 1847 com 400 cópias, e em 2006 tinha a sexta maior tiragem dos EUA.
No aniversário de 75 anos do jornal, em 1922, e em pleno crescimento, a companhia decidiu fazer uma competição internacional de arquitetura para a construção de seu prédio sede. O Tribune ofereceu um prêmio de 50 mil dólares para o primeiro colocado, 20 mil para o segundo e 10 mil para o terceiro. No total foram 263 desenhos recebidos dos EUA e de 22 países, 10 famosos arquitetos foram chamados já com a garantia de 2 mil dólares só pela participação. Todas as incrições foram mantidas anônimas até o anúncio do desenho ganhador.
O desenho ganhador foi dos arquitetos nova-iorquinos John Mead Howells e Raymond M. Hood. E o prédio em estilo gótico iniciou sua construção em Maio de 1923 com término sua construção em 1925 em um custo total de 8.5 milhões de dólares.
A parte debaixo concretada dá base para os ornamentos acima. A moldura do prédio é feita de aço, a prova de fogo. Já as paredes são feitas de calcário na coloração cinza. Dizem que o desenho foi influenciado pela Catedral de Rouen, na França, e Torre de Maline, na Bélgica. Sua localização também não foi à toa, perto do centro da cidade, acessível por via férrea e próximo ao rio Chicago.
Marilyn dando uma passadinha por Chicago ;)
Na área concretada, na altura da rua, há uma surpresa para os visitantes. Mais de 150 pedras ou artifatos de importância mundial estão "coladas" na parede. Ao andar por lá você pode encontrar uma pedra do parque Yellowstone, ou mesmo da Pirâmide de Gizé, no Egito. Todos os pedaços devem ser autenticados antes de serem colocados na parede, isso pode demorar mais de 10 anos.
A tradição começou quando o dono do Chicago Tribune, que colecionava artifatos históricos durantes suas viagens, resolveu colocar no prédio. A coleção foi aumentando com as viagens de jornalistas a trabalho, trazendo suas recordações. (Só com o nome do Chicago Tribune nas costas para poder levar um pedaço da Pirâmide, né?). Atrás de um vidro está um pedaço da pedra coletada na Lua pelo Apollo em 1971. Hoje em dia, a parede virou uma exposição gratuita a céu aberto.
Descobri que há um tour pela fábrica doTribune, para acompanhar a produção de jornais. Não tenho maiores informações, irei verificar e posto por aqui. As informações que eles dão para contato são: Chicago
Freedom Center, 777 W. Chicago Ave., Chicago, 312-222-2116. Porém não são de sites conhecidos.
Freedom Center, 777 W. Chicago Ave., Chicago, 312-222-2116. Porém não são de sites conhecidos.
Site da lojinha do Chicago Tribune: http://chicagotribunestore.com/
Bru,
ResponderExcluirMuito lindo os seus depoimentos, dicas, comentarios. Voce escreve muito bem, o George ficou impressionado e da o maior apoio para a sua carreira de jornalista! A gente sente que voce faz o que gosta... e paixao e tudo na vida!
Viva sempre apaixonada!!!
Keep up with the good work :)
Ana, George e Renato