Postagens populares

terça-feira, 18 de junho de 2013

O Básico do Rio I: A cara do Rio de Janeiro

O número 1: Cristo Redentor

O Cristo Redentor, eleito em 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno, faz jus ao título, é realmente uma maravilha em termos de beleza e de número de visitantes. Sempre lotado, à partir de 2013 a compra de bilhete à visita ao cristo via trenzinho (Trem do Corcovado) só é feita pela internet e requer planejamento para conseguir essa façanha.  

Para ajudar ao fluxo de turistas, há outras opções de transporte para visitação. O próprio Corcovado criou o sistemas de subida do Largo do Machado ao Paineiras (base do Corcovado para entrada ao cristo)  por meio de vans. Esse sistema é muito precário, pois não aceita cartão e as filas são quilométricas, especialmente em feriados e fins de semana.
É importante pensar que após subir do Largo Machado, chega-se a base Paineiras do Parque Nacional da Floresta da Tijuca e dali saem vans para o Cristo, ou seja, são duas vans e duas filas diferentes para quem opta por vans ou não consegue vaga no trem.

Reserve pelo menos uma manhã ou tarde inteira (eu indicaria até mais tempo se for em feriado e fins de semana) para visitação ao Cristo. O valor para acesso é praticamente o mesmo via trem (R$ 46,00 em Maio/2013) ou van (R$ 43,00 em Maio/2013).

Abençoado por natureza
Para chegar: Até o Largo do Machado, de onde saem o trem e as vans, pegue o metrô + integração (desça na estação Largo do Machado e pegue o ônibus 580 sentido Largo do Machado-Cosme Velho), outra opção seria o táxi. Caso esteja com carro próprio, pode-se arriscar subir até a base Paineiras (em dias lotados é difícil encontrar vaga) ou deixar o carro nas poucas vagas de rua no largo.
  
A doçura brasileira: o Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar está estrategicamente localizado na Urca entre as famosas praias de Copacabana, Botafogo e Flamengo, ou seja, beleza não falta. Uma vez no topo, mar, montanhas e o Cristo fazem parte do quadro que se forma a sua frente. Garantia de um quadro incrível.

O meio de transporte para alcançar ao cume do Pão de Açúcar é o famoso Bondinho, um teleférico moderno que faz duas paradas: no Morro da Urca e depois no Pão de Açúcar. O centenário Bondinho, nascido em 1912, hoje já bem mais moderno já inicia os visitantes com um frio na barriga, o que não termina com as vistas do topo. Fique atento ao site para saber os horários de visitação, em alguns feriados é possível subir durante as noites. O visual muda, mas a cidade mostra toda sua beleza com mais um componente ao quadro: as luzes.
Vista noturna do Pão de Açúcar
 
Para chegar: A base do Pão de Açúcar e de onde saem os bondinhos fica no bairro da Urca. De metrô peça Metrô + Integração Expressa (do metrô desça na estação Botafogo, de lá pegue a integração Urca).


O nosso primeiro jardim: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Fundado com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, para aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Por isso as clássicas chamadas palmeiras imperiais – apesar de serem presentes vindas das Ilhas Maurício - são o símbolo do atual Jardim Botânico. Andando pelo próprio jardim podemos ver como a família real estava presente por ali, no lugar há uma “mesa” em pedra utilizada pela própria família, e posso afirmar que seria uma das mais belas vistas do parque (hoje o Cristo emoldura essa paisagem).
 Beleza por todos os lados

O jardim é um passeio versátil, onde crianças e adultos apreciarão da mesma forma já que parques, história e natureza estão no mesmo lugar. Aproveite ainda se o céu estiver azul, os verdes das matas em conjunto com o Cristo Redentor ao alto elevam a beleza carioca.

Dica preciosa: Há, aproximados, cinco quarteirões do jardim se encontra um dos parques urbanos mais charmosos do Rio: o Parque Lage. O antigo engenho de açúcar, que já virou moradia da família Lage, hoje abriga a Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro. Aos pés do Corcovado, com jardins geometricamente belos e arquitetura que renderam ao local o título de patrimônio  histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro pelo IPHAN.

Parque Lage em um dia espetacular
Para chegar: De metrô, peça a integração Metrô + Metrô na Superfície (no ônibus, vulgo metrô na superfície, desça na estação/ponto Jardim Botânico). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário