Postagens populares

domingo, 6 de janeiro de 2013

Em Aparecida - SP visite a Basílica de Nossa Senhora!

Após algumas tentativas frustadas na pescaria, três pescadores resolveram rezar para Virgem Maria. A reza não trouxe peixe de primeira, mas sim uma imagem. Isso aconteceu em 1717. E essa nem branca, nem preta, seria Nossa Senhora Aparecida, mais tarde a padroeira do Brasil.


 A Basílica

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi erguida próximo ao ponto onde supostamente foi encontrada a imagem no Rio Paraibuna, em Aparecida, cidade a 180 quilômetros da capital paulista. A igreja foi inaugurada em Julho de 1980, com a vinda do papa João Paulo II. Porém, antes disso, muitas pessoas já visitavam a imagem a pedido de milagres ou com o objetivo de pagar promessas. 

 Jogo de luzes dentro da basílica!

Hoje em dia, a basílica (que já passou por diversas reformas) possui estrutura para turismo com estacionamento, lanchonetes (inclusive Mc Donald's), lojas e sinalização em português e inglês por toda a basílica.

Curiosidade: Foi em 1888, com a visita de princesa Isabel que pagando promessa ofereceu à santa o manto azul e a coroa de ouro. A Santa só seria coroada com o presente em 1904

 Detalhes do teto.
Para ver a imagem original, basta passar por uma fila, e poderia acrescentar que bem organizada, para conseguir avistá-la. É linda! Repare também nas imagens em azulejos aos lado e em toda a basílica. Gigantesca, por sinal. 

A divisão da basílica em cruz facilita acompanhar a missa. Ainda bem tradicionais, espere por uma missa mais parada e com cantigos mais clássicos. A acústica da igreja não é das melhores, mas em compensação os vitrais são espetaculares. É bonito ver a luz da manhã adentrar os vitrais coloridos.
 Os vitrais coloridos.

Abaixo da própria basílica, há a sala dos milagres, livraria, loja (mais cara do que o camelô em frente), sala dos romeiros e casa do pão. Estrutura não falta. Também só em 2012 foram mais de 11 milhões de visitantes! Para evitar lotação, evite o mês de Outubro, especialmente o feriado do dia 12, quando comemora-se o dia de Nossa Senhora.

 A sala dos milagres
O tamanho da basílica encanta, a beleza é incrível e a fé comovente. Para os seguidores de outra religião, visitar a basília é uma experiência única. Mesmo sem intenção, prepare-se para sair de lá com uma santinha, seja ela de imã, de madeira, plástico e de qualquer cor. Nesse quesito, o importante é saber que ela foi abençoada e, com certeza, foi.

Dica 1: Atrás da basílica fica a passarela dos fiéis. Ótimo ponto para tirar fotos, mas esteja preparado para a quantidade de turistas.

Basílica Nossa Senhora Aparecida. Grátis. Estacionamento pago. 180 km de São Paulo. Possui pedágio no trajeto.
Avenida Dr. Júlio Prestes, s/n. Bairro Ponte Alta. Aparecida - SP. 
Tel: (12)3104 1000 
Para horário de missas e eventos, visite o site.







Nenhum comentário:

Postar um comentário