Postagens populares

terça-feira, 21 de maio de 2013

Trilha da Pirapitinga – Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia.

O Parque Estadual da Serra do Mar abriga uma área de 315 mil hectares divididos em 7 núcleos (Caraguatatuba, Cunha-Indaiá, Curucutu, Itutinga Pilões, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião). A área abrange desde a divisa do estado de São Paulo e Rio de Janeiro até a cidade de Itariri, ao sul do estado paulista.

A cidade de São Luiz do Paraitinga fica à, aproximadamente, 35 quilômetros de distância da entrada do Núcleo Santa Virgínia. Ao visitar a cidade, resolvemos conhecer uma das principais trilhas do núcleo: a trilha do Pirapitinga, nome do peixe endêmico da região que significa, em tupi-guarani, peixe de carne branca. Para visitar o parque e fazer a trilha é necessário o acompanhamento de guia com agendamento prévio via telefone.


Infra estrutura da administração do núcleo Santa Virgínia.

Ao chegar a administração do parque, mesmo com hora marcada, esperamos por 40 minutos pela chegada das pessoas que fariam a trilha conosco. Nesse tempo conseguimos ver as ótimas instalações da base. O Núcleo Santa Virgínia é um dos poucos que possuem infraestrutura para pesquisadores.

Início da trilha do Pirapitinga
 

Começamos a trilha do Pirapitinga, considerada de intensidade média por sua elevação, e após algumas subidas chegamos na primeira parada: a “Cachoeira Andorinhas” onde podemos avistar diversos pirapitingas, que apesar da carne branca possui a escama escura. Com a temperatura estava baixa, a coragem não apareceu para entrarmos na água, naturalmente gélida da cachoeira.
Uma das corredeiras da cachoeira da Andorinhas
 

A segunda parada aconteceu na “Cachoeira do Salto Grande”. O mais bacana dessa cachoeira é que andamos em cima da pedra para conseguir alcançá-la e gastar um tempo relaxando ao barulho da cachoeira. Na trilha, essa é a parada mais longa e o momento para fazer um lanchinho (não se esqueça de levar o próprio lanche e água).


  Cachoeira do Salto Grande!
 
A última cachoeira - “Cachoeira do Saltinho” - geralmente é avistada por um mirante improvisado localizado em um dos pontos mais altos da trilha. O nosso guia, Will, deu a opção de sairmos um pouco da trilha original (aproximadamente 500 metros) e adentrarmos para ver a cachoeira de perto. Para minha alegria, o grupo aceitou. Apesar da proximidade, sua real imponência aparecia mesmo no mirante.
No final totalizamos 5,6 quilômetros entre subidas e descidas em um ambiente lindo e organizado (a trilha era clara e com informações de quilometragem a cada 500 metros). O guia era estudante de biologia nos fornecendo um olhar bem diferente com diversos detalhes e informações do meio ambiente.

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virginia: Rodovia Oswaldo Cruz, km 42,5, após a saída da Rod. Oswaldo Cruz, segue-se por estrada de terra por mais 3km (em dias de chuva, há grande possibilidade de atolamento). Telefone para agendamento: (12) 3671-9266. As trilhas são guiadas e gratuitas.

2 comentários:

  1. Sempre com novidades.... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É preciso pagar alguma coisa? Li que a visita é monitorada.

    ResponderExcluir