Postagens populares

terça-feira, 4 de junho de 2013

Um pequeno guia de transporte público no Rio de Janeiro


O metrô do Rio atende bem os pontos turísticos da cidade.  Em conjunto ao metrô em túneis, ele oferece diversos tipos de integração, o que seria  nada mais do que a continuação do metrô via superfície.
Para exemplificar: Ao ir ao Jardim Botânico, compra-se a intergração Metrô + Metrô na Superfície (no ônibus, vulgo metrô na superfície, desça na estação/ponto Jardim Botânico). Ao ir ao Cristo Redentor, compra-se a integração Metrô + Integração Expressa (pega-se o ônibus 580 na estação Largo do Machado, sentido Cosme Velho).

Fique atento! As baldeações do metrô entre as Linha 1 e Linha 2 mudam as estações conforme os dias. Segunda a sexta-feira as transferências acontecem nas estações Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo ou Botafogo. Em sábados, domingos e feriados a transferência acontece somente na estação  Estácio.

O site do Metrô explica os detalhes. Veja, por exemplo, os valores das tarifas.


Mapa do Metrô

Os ônibus da Zona Sul são outra opção de fácil entendimento e também envolvem os principais bairros da região (como Copacabana, Ipanema, Leblon, etc). Atenção ao procurar um ponto, pois os ônibus passam somente pelas principais ruas e avenidas dos bairros – geralmente uma no sentido Sul e outra no sentido Norte - não entram em ruas pequenas. É importante possuir um bom mapa para entender qual o sentido dos bairros. Os ônibus são conhecidos pelo número, mas também possuem o nome dos bairros de destino ao lado.

Os táxis da cidade maravilhosa são amarelos (ótimos para visualizar) e o mapa oficial do Rio apresenta os preços aproximados de bairro a bairro. Lembre-se que os preços são aproximados, porém dão uma boa noção de valores e não nos sentimos enganados (só prá informar utilizei duas vezes na cidade e os dois valores foram menores dos apresentados).

 Tabela com valores dos táxis
Dos Aeroportos: Uma das opções mais baratas (R$ 12,00 por pessoa em Maio/2013) seria o ônibus da empresa Real Auto Ônibus, mais conhecido por Frescão. O ônibus faz o trajeto dos dois aeroportos, com paradas em pontos estratégicos em diversos bairros do Rio. A linha do aeroporto do Galeão e Santos Dumont é 2018 (o mesmo ônibus passa nos dois aeroportos). No site você encontra o todo o itinerário das linhas .

Um comentário:

  1. Ótimas dicas!!! Vc deveria escrever este post em inglês, será muito útil paras os gringos! bjos Lu

    ResponderExcluir