Postagens populares

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A leve poesia de uma cidade - Rio de Janeiro!

A beleza do Rio de Janeiro não é baseada somente em suas curvas, cores e estilo. A beleza carioca está na magia literária, histórica e artística de seus bairros. Grande parte da história brasileira passou pela primeira capital do Brasil. Músicos ilustres possuíam casas em bairros fluminenses. Cantores eternizaram ruas em suas canções. Hoje em dia o entretenimento passa pela cidade e o Rio nos é apresentado pelas novelas globais. Ouso dizer que quando chegamos ao Rio de Janeiro, sinto que nossos pés são íntimos com as curvas que pisam no calçamento de Copacabana.

A história brasileira ganha parte da sua forma no Rio, no início do século XVIII, a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a escolha da cidade como casa, desenvolveu o primeiro reinado por ali. Ao andar pelo Rio de Janeiro é praticamente impossível não notar os detalhes da família espalhados pelos bairros. Em São Cristovão, por exemplo, fica um dos pontos mais importantes. Era lá que ficava o Palácio Quinta da Boa Vista, moradia da família real de 1817 a 1889. Hoje, além de abrigar Museu Nacional seus jardins englobam um parque e o zoológico da cidade. Dentro ainda do mesmo terreno encontra-se o Museu do Primeiro Reinado – Solar da Marquesa de Santos, antiga residência temporária da Marquesa de Santos, a amante mais famosa de Dom Pedro I. Divergências históricas debatem a existência de um túnel entre as duas casas, aparentemente Dom Pedro I usaria para escapadas amorosas no meio da noite. 

O centro do Rio de Janeiro não passa despercebido. Diversos escritores brasileiros retrataram o centro e suas épocas. Já no século XIX, a cena carioca recebe Machado de Assis, “O bruxo do Cosme Velho” - apelido concedido a Machado por Carlos Drummond de Andrade - por morar na região do bairro Cosme Velho, mais precisamente rua Cosme Velho, 18. Mas Machado não morou somente na base do Corcovado, ele morou também no centro e utilizava vários pontos por lá. Na rua Santa Luzia (ao lado da estação Cinelândia do metrô), onde hoje é um prédio comercial, uma placa nos informa que o local já serviu de residência ao escritor e sua amada Carolina. Outro lugar frequentado por Machado foi o Real Gabinete de Leitura, pode-se dizer sem medo de errar que é um dos lugares mais imponentes do Rio de Janeiro.

Real Gabinete de Leitura

Ainda no centro do Rio, a Confeitaria Colombo é um lugar exuberante. Com objetos finos da época quando a cidade respirava arte. Fundada em 1894, a confeitaria fez parte de diversos momentos do Rio, sempre adicionando beleza aos encontros no centro.

Entre tantos visitantes ilustres, Carmem Miranda se destaca. Apesar de nascer e morrer no exterior – Carmem era portuguesa e morreu nos Estados Unidos - Carmem Miranda foi uma das mulheres mais brasileiras já conhecidas no país e no exterior (considerada na época como a mulher brasileira mais bem paga nos EUA). Ao chegar ao Rio, com dias de vida, sua família se instalou na região da Lapa e foi lá também que abriram uma pensão. Hoje para relembrar a rainha do rádio o quase esquecido Museu Carmem Miranda, localizado no Aterro do Flamengo, abriga objetos pessoais e um pouco da história de um dos nomes mais consagrados da música brasileira. Infelizmente não podemos nos empolgar, o museu está mal cuidado e o número de visitantes cai a cada dia.

Assim como Carmem Miranda, a escritora Clarice Lispector também escolheu o Rio de Janeiro como sua cidade. Nascida na Ucrânia e moradora de países como a Suíça e Estados Unidos, Clarice dizia que o Rio de Janeiro era o seu lugar. Em suas obras o bairro da Lapa é um dos lugares que mais marcaram alguns contos da escritora. O Leme, um dos lugares onde viveu, também é um dos lugares salpicados em suas obras. O Jardim Botânico serviu de inspiração para a autora, era onde gostava de passear na cidade. O projeto “O Rio de Clarice e de CarmemMiranda” oferece roteiros pelos bairros da escritora e artista, como o projeto é ainda pequeno, se não houver passeio aberto (em dias escolhidos por eles), o preço pode ser salgado.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Dizem as más línguas online que Clarice morou na Rua Gustavo Sampaio, 610 (Edifício Daniele), no Leme e era frequentadora do restaurante Shirley, ainda existente dividindo parede com o antigo edifício. Pelas descrições de Clarice, via-se o mar de sua janela, hoje outros edifícios já ocupam a vista, mas a localização do apartamento é valorizada: está há duas quadras da praia do Leme.

Para efeito de localização, a praia do Leme é a continuação da praia de Copacabana. E já que entramos na Zona Sul, não podemos deixar de citar a Bossa Nova. Não basta estarmos em plena canção, emoldurada pela praia com o som das ondas, no bairro de Ipanema podemos comer no restaurante Garota de Ipanema, onde Vinícius de Morais e Tom Jobim sentaram para escrever uma das músicas mais famosas do Brasil. Os leitores também se sentirão em casa na Zona Sul, em Copacabana encontra-se Carlos Drummond de Andrade sentado em forma de bronze em um banco, já no Arpoador, a figura de Millôr é encontrada em um banco moderno com vista à Ipanema.

Drummond em Copacabana

Para os adoradores de arte, a despedida aos nossos artistas favoritos acontece no Cemitério São João da Boa Vista. Nomes como: Ary Barroso, Cândido Portinari, Nelson Rodrigues, Cazuza, Tom Jobim, Chacrinha, Carmem Miranda, Carlos Drummond de Andrade descansam no cemitério de Botafogo.

Em um país como o Brasil, onde o amor ao futebol transpira na pele brasileira, visitar o Maracanã se tornou questão de honra. Para os adoradores da literatura e jornalismo lembrarão que os irmão Nelson Rodrigues e Mario Filho adoradores do futebol onde as histórias se fundem com o estádio.


Para os adoradores de novela global, a Rede Globo de televisão fica no bairro da Barra da Tijuca.

Palácio Quinta da BoaVista Avenida Pedro II, s/no. São Cristovão (ao lado da estação São Cristovão do metrô). Entrada gratuita. Aberto diariamente das 9 às 17h.

Museu do PrimeiroReinado – Solar da Marquesa de Santos  Avenida Pedro II, 293. São Cristovão. O museu encontra-se fechado para reforma.

Real Gabinete deLeitura  Rua Luis de Camões, 30. Funcionamento de segunda a sexta 9h-18h.

Confeitaria Colombo Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro. (próximo à estação Carioca do metrô). Funcionamento 2ª a sábado – de 11:30h às 16:00h. Há outras unidades na cidade.

Carmem Miranda – Museu localizado no Parque do Flamengo. Veja no link, roteiro elaborado por Ruy Castro, autor da biografia da cantora.

Clarice Lispector – A página no Facebook “O rio de Clarice” oferece roteiros e informação da escritora. Já adianto que os principais bairros descritos pela autora são o Leme (onde morou) e Jardim Botânico.

Vinícius de Moraes e Tom Jobim – bar Garota de Ipanema (R. Vinicius de Moraes, 49) além da própria praia.

Nelson Rodrigues – Mário FilhoMaracanã (Avenida Presidente Castelo Branco, s/n – Portão 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário