Postagens populares

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Volta ao mundo mais leve - Entrevista com o casal do blog Leve.VC

A Luciana e o Pedro, ou a Lu e o Peu, estão em uma volta ao mundo neste momento. O casal do site Leve.VC conta ao Turistando Por Aí um pouco da sua experiência da viagem. Os dois estão tratando a viagem com tanta leveza que a gente consegue sentir nas fotos. Siga o instagram @leve.vc para acompanhar essa viagem. Eles já passaram por vários lugares como Londres, Berlim, Istambul, Zanzibar, Indonésia, e agora estão na China!

Além das fotos da viagem, é possível acompanhar também todo o amor da Lu por sua avó. Todo viajante sabe que quando estamos longe, o que mais sentimos falta é das pessoas que ficam. A vó da Lu perguntou se estaria viva quando eles retornassem, e como não sabemos dessa resposta, a Lu começou a dividir a viagem com a avó. Amor em forma de palavras. Veja no instagram @para_vovozu :)

O casal tem 31 anos. A Lu é sonhadora, criativa, adora inventar moda. Formou-se em jornalismo, mas encontrou-se no marketing. O Peu é centrado, generoso, quer mudar o mundo. É um advogado que gosta mesmo é de se meter em projetos. Está sempre ligado em inovação e em inspiração.
Turistando Por Aí: Como surgiu a ideia de dar a volta ao mundo?

Casal: Foi uma ideia que surgiu muito naturalmente. Sempre sonhamos em ter uma vivência fora do país, mas para nós dois e cada qual com tempos e razões diferentes, esses planos vinham sendo adiados por causa da faculdade, estágios, empregos, pós graduação, MBA... quando piscamos os olhos, estávamos com 30 anos e com essa vontade ainda latente. Viajar sempre esteve entre as coisas que mais gostamos de fazer na vida, então foi juntar a fome com a vontade de comer. Começou quase como uma brincadeira, dessas que se diz como quem conta um sonho em voz alta, e com muito planejamento foi sendo escrito na ponta do lápis.

Com a tribo Massai na Tanzânia | Foto: Instagram @leve.vc

TPA: Como foi o planejamento?
Casal: Planejamento é essencial. Não se trata de ganhar na loteria, se trata de prioridade. Nos planejamos por cerca de 2 anos para isso. Fizemos cálculos, escolhemos os destinos, estabelecemos uma meta de economia mensal. Pesquisamos muito sobre passagens, melhores rotas, custos e, claro, as maravilhas que queríamos ver com os próprios olhos.
Foi difícil escolher os destinos. A verdade é que não dá pra conhecer o mundo inteiro em uma única volta ao mundo! rs Foi preciso estabelecer alguns critérios e também deixar janelas para termos flexibilidade. Acreditamos que não existe um roteiro melhor ou pior. Tudo depende da motivação de cada um.

Balanço no mar em Gili Trawangan, Indonésia | Foto: Instagram @leve.vc

 TPA: Como é o dia a dia?
Casal: Acho que essa é a parte mais difícil: tentar equilibrar a ânsia de sair pelo lugar e querer ver tudo e também arrumar um tempo para relaxar, ler, pesquisar e ainda planejar os próximos passos da viagem. Cada dia é de um jeito, depende de como estamos. Na maioria das vezes acordamos, batemos perna e só voltamos a noite, mas já teve dias em que tudo o que queríamos era ficar no quarto do hotel, vendo filme, lendo e curtindo uma preguicinha. Tem também a parte "chata", de organizar as coisas, planilha financeira, cartões de memória, HD, malas. Pesquisas sobre como chegar nos lugares, especialmente no primeiro dia, e roteiros demandam um bom tempo. Assim como escrever sobre a viagem, escolher as fotos para postar no IG ou site. Não tem moleza!

No Museu Hermitage, em São Peterburgo - Rússia | Foto: Instagram @leve.vc

TPA: Quanto tempo de viagem?

Casal: Nos planejamos para ficar um ano fora, parte rodando pelo mundo, parte vivendo em São Francisco, nos Estados Unidos. Lá vamos assentar um pouco e colocar as idéias de toda essa experiência incrível no lugar.

TPA: O que vocês buscam na viagem?  

Casal: Muito mais que ver, o que nos encanta na viagem são as experiências. É alguém de coração aberto que encontramos, uma gentileza aqui, outra generosidade ali. É a natureza mostrando toda a sua sabedoria e perfeição. É o sabor encontrado em cada cantinho desse mundão. Tudo isso junto vale muito.

Nascer do sol em Bali, na Indonésia | Foto: Instagram @leve.vc

Vocês colocam no site: “Leve é como queremos viver a vida. Sem tanta complicação, sem tanto receio, sem tanta pressa. Simplesmente mais leve”.

TPA: O que vocês estão fazendo na viagem para ter uma vida mais leve? Quais foram as experiências mais leves para vocês até agora?

Casal: Pra gente, viver uma vida mais leve parte do questionamento. Estávamos em uma rotina agitada e viciante de trabalho e correria. Tudo e muito ao mesmo tempo, como se o dia tivesse 30 horas e no final nos sentíamos tão cansados, que não tinha espaço para sermos como realmente gostamos: leves. Nós acreditamos de verdade que a vida pode e deve ser mais simples. Sem excessos, sem complicar tanto. E a viagem também tem nos servido para repensar como querermos viver daqui em diante e como podemos encontrar uma proposta de vida mais simples.
Momentos como andar de balão na Turquia, estar cara a cara com os animais na Tanzânia, respirar o ar puro do Butão foram momentos sublimes, de paz interior inexplicável, mas a leveza está na forma de encarar o dia a dia. Então achamos que somos mais leves quando rimos das bobagens, quando nos entendemos com o olhar e quando passamos a dizer mais "sim e..." ao invés de "sim, mas...".

"Fechei os olhos e pedi um favor ao vento. Leve tudo o que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas... Daqui pra frente apenas o que couber no bolso e no coração" - Cora Coralina





2 comentários:

  1. O blog é tão legal! Vcs deveriam postar mais. Eu ñ darei uma volta ao mundo (pelo menos por enquanto rs), mas darei a minha primeira volta pela europa. To mto feliz! Vi que o seguro viagem é obrigatório. Alguém me indica uma boa empresa? Bj Dani

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a entrevista. E viajar é bom d+. Sempre que posso, coloco os pés na estrada. Rs A Dani perguntou sobre seguro, costumo fechar c/ a www.touristcard.com.br Eles tem uns planos interessantes. abs Matteo

    ResponderExcluir