Postagens populares

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mala leve e com alça

Por Erika Tolesano 

Delícia é aquela sensação de uma mala bem feita.  Voltar de viagem e ver 100% das roupas irem para o cesto de lavar é sinal de que as roupas levadas na mala foram muito bem escolhidas e usadas. A tarefa de arrumar a mala nem sempre é fácil, mas depois de anos fazendo minhas malas para viagens a lazer e a trabalho, e ajudando pessoas próximas, divido algumas dicas com os leitores do Turistando por aí: 

Erika em sua última viagem pela Europa 

 Planejamento

Antes de começar a colocar a mão na massa faça um levantamento rápido:

De quantos dias é a viagem?
É uma viagem a trabalho, a lazer? Os dois? 
Turismo de praia, cidade, montanha, de esporte, etc? 
Qual a previsão do tempo no destino? 
Quais atividades estão compreendidas no roteiro? Irá caminhar o dia inteiro? Jantares? Reuniões? Festas? Teatros? Espetáculos? Museus? Casamentos?  Tente rapidamente se imaginar fazendo cada coisa e como você gostaria ou precisaria estar vestido. 

À partir das respostas começamos a arrumar a mala.

Normalmente arrumo a mala no mesmo dia da viagem, ou um dia antes; porém 1 semana antes já começo sondando o meu armário do que eu pretendo levar na mala para certificar que tudo estará disponível no dia da arrumação.

Erika em sua última viagem pela Europa 

Regrinhas básicas

1: Só levo roupas que gosto muito de vestir. Tipo o que eu mais amo no guarda roupa, pelo caimento, conforto e que mais combinam entre si...essas peças vão na mala. Já penso em looks que uso normalmente e funcionam. Na viagem nada de inventar levando aquilo que raramente a gente usa. Acho essa dica importante para evitar peso desnecessário e perder tempo tentando pensar em como combinar a tal peça de roupa...um stress.

Erika em Nova York

2: Vários acessórios sempre: echarpes, cachecóis, cintos, colares, pulseiras, etc são preciosíssimos, pois não pesam e tem o poder de ser a "cereja do bolo".

3: Independente do que está previsto no roteiro levo um vestido preto, uma meia calça preta, um sapato de salto e uma bolsa pequena para festa. Nunca se sabe o que vai aparecer pela frente ;)

Estilo até na chuva: Erika na Alemanha 

O que levar? 

A quantidade de roupa vai variar de acordo com a quantidade de dias e motivo da viagem. 

Aqui uma conta para viagens com duração média (12 dias), a lazer, clima frio: 

1 parte de baixo (calça, shorts, saias) para cada 4 partes de cima (camisetas, blusinhas, camisas);

1 terceira peça (cardigãs, tricot, moletom) para cada 4 partes de cima. A terceira peça ajuda a compor o look e criar sobreposições, não só são necessárias para se proteger do frio, como garantem elegância ao visual. Acreditem...elas tem poder! rs...;

1 casaco mais pesado para cada 8 partes de cima;

1 sapato para cada 1 parte de baixo. E aí já contemplando tênis, sapatilha, etc. Só o chinelo que sempre vai na mala e está fora dessa continha. 

Estilo no frio americano

Por último, começar primeiro separando a parte de cima e depois descendo até chegar nos sapatos é a melhor forma de construir os modelitos na mala. 

Beijos e boa viagem!

Erika Tolesano é apaixonada por moda e viagem. Está sempre viajando, seja a trabalho ou a lazer. É turismóloga e nas horas vagas estuda e pratica moda. 

3 comentários:

  1. Boas dicas! Vou utilizar suas dicas quando viajar novamente. Beijinhos.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta, obrigada pela visita!

    Aproveite as dicas!

    Um beijo,
    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Oiiii Bru, obrigada pelo convite adorei participar do Turistando por aí ;) beijinhos, Erika

    ResponderExcluir