Postagens populares

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Para viajar o mundo é preciso ser milionário?

Conhecer o mundo está no imaginário de muitos viajantes. E hoje uma viagem de volta ao mundo não é restrita a milionários. Com um bom planejamento é possível adequar um roteiro. Seja de carro, moto ou avião aqui vão algumas dicas para você começar a planejar a sua.
A primeira dica é pesquisar bastante sobre os locais e definir o que busca na viagem.

Antes de definir os destinos escolhidos é importante entender os locais que você deseja visitar. Estilo de vida dos moradores, estações do ano e temperaturas, custo de vida das cidades e tempo que pretende passar no local são tópicos importantes para definir um roteiro. Entender o que você busca com esta viagem: estudar, tirar um ano sabático, conhecer novas culturas ou a natureza é detalhe importante para orientar o seu planejamento. Mesmo que o objetivo mude é importante entender a prioridade da sua viagem.

Faça um levantamento dos valores de acomodação, passeios, alimentação e se for o caso, estudos. O site do Lonely Planet apresenta custos de algumas cidades do mundo.
Para viajar de avião, algumas companhias aéreas fazem alianças e oferecem pacotes que englobam paradas em países de todos os continentes. Além disso, é possível fazer ainda por carro, moto ou até bicicleta.

Outro ponto importante é verificar a necessidade de vistos e vacinas para os locais escolhidos. Seguro saúde é obrigatório e diversas empresas oferecem o serviço. Repare nas coberturas dos planos, por exemplo, se você for esportista, precisará de um plano que cubra acidentes esportivos. Não tem jeito, seguro saúde é importantíssimo e é aquele negócio que você paga rezando para não usar.

Para viajar por um longo período é necessário um bom planejamento financeiro e a premissa básica é poupar. Diminuir um detalhe no orçamento aqui ou ali pode fazer uma grande diferença. Além disso, há diversos produtos bancários que podem auxiliar o viajante. Uma boa pesquisa ajudará a definir qual a melhor opção para o seu estilo. A poupança ainda é a opção com menor risco. Outra opção é comprar moedas estrangeiras, especialmente dólares, em diversos momentos para fugir da oscilação e assim obter uma cotação média da viagem.   

Um ponto importante é relembrar sobre o retorno. Caso não consiga uma renda extra durante a viagem, deve-se adicionar a estes pontos um valor para retornar ao país. Tudo isso pode ser organizado por uma simples tabela do Excel.

Para economizar durante a viagem, alguns sites oferecem opções interessantes. Para hospedagem o site www.couchsurfing.org é uma rede que conecta pessoas que oferecem seus sofás para viajantes que buscam um local para dormir. Outra rede social é o site www.airbnb.com com opções de aluguel de casas e apartamentos, ou até mesmo somente o quarto. 


É possível ainda trabalhar algumas horinhas em troca de acomodação. O site www.worldpackers.com mostra hostels ao redor do mundo que buscam trabalhadores por algumas horas e em troca oferecem hospedagem. Quem adora a natureza o site www.wwoof.net apresenta fazendas orgânicas que buscam ajudantes e oferecem acomodação na fazenda para o viajante.

Para economizar com alimentação, use e abuse de comidas de ruas. Em muitas cidades pelo mundo este tipo de alimentação é muito popular. Experimente conhecer supermercados locais. Há sempre algo diferente na prateleira.

Na hora dos passeios procure pelos descontos. Diversos museus oferecem entradas gratuitas em alguns horários pela semana, procure por parques gratuitos e faça picnics, diversas cidades oferecem concertos grátis. Fique de olho!

Se ainda assim, precisar de algum estímulo para largar tudo e viajar pelo mundo ou simplesmente tirar um ano sabático, o site www.nomadesdigitais.com sempre publica textos com informações sobre trabalhar ao redor do mundo com o que se gosta.

Então, mãos a obra e boa viagem!


Fotos: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário