Postagens populares

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um passeio pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago!


Se a intenção do Museu de Ciência e Indústria de Chicago é informar de maneira divertida, ele atingiu seu objetivo. No museu todo mundo volta a ser criança e se supreende com as informações. As cinco horas que passamos lá foram imperceptíveis e ainda não conseguimos ver tudo o que queríamos!

Iniciamos nosso passeio pelo submarino US-550, utilizado na Segunda Guerra Mundial. Sim, há um submarino enorme por lá e há possibilidade de visitá-lo internamente. Para o tour interno pagamos extras 8USD por 20 minutos (indico fazê-lo). Não imaginava que submarino fosse tão grande! Mas só por fora, pois por dentro é muito estreito e pequeno.


Esse submarino foi feito pelos alemães em 1940, e comportava 59 homens (lembrem-se, alemães!) em uma temperatura média de 33 graus celsius. Infelizmente não é permitido fotografar dentro do submarino, mas para se ter uma ideia a cama era tão pequena que não eu caberia lá com meus 1,57m.
 

Em 1944, os americanos capturaram o submarino na costa africana e trouxeram até as Bermudas, em um percurso que durou, aproximadamente, 15 dias. Depois de muita pesquisa, em 2004 o submarino chegou ao Museu de Ciência e Tecnologia em Chicago. O problema agora era outro: como colocar um submarino dentro de um museu? Eles construíram um buraco, colocaram o submarino e cobrindo essa parte, fizeram mais uma área para o museu. Esse vídeo demonstra todo o processo, perceba o tamanho do submarino. Só nessa parte do submarino ficamos mais de 1h30. Imagina eu com um marido engenheiro, mas eu também adorei!





Depois disso, passamos para comer na praça de alimentação. Optamos por um sanduíche e achamos que valeu a pena, estava bem saboroso e com preço justo. No segundo andar, passamos por toda a área destinada ao futuro, à genética, ao transporte de trens, passamos pela área de brinquedos (todas essas áreas com exceção do futuro e do transporte são bem infantis).


Há uma área destinada a conhecer um pouco sobre as minas de carvão. Primeiro descemos de elevador como se estivéssemos em uma mina mesmo. E o tour iniciava mostrando os processos de retirada do carvão e o ambiente de trabalho. Incrível como a sensação é a de que você realmente está em uma mina. Só é possível conhecer essa área com esse tour com duração de 20 minutos.

Além disso passamos pela área de desastres naturais. O museu recriou como se formam os tornados, avalanches, tsunamis, raios e etc. E o mais legal é que o visitante pode mexer para mudar a intensidade dos acontecimentos. Você consegue mexer na intensidade da onda para ver sua força.









A última parte foi na You! The Experience. Essa exposição é baseada no corpo humano. Na entrada (pela escada azul) há uma tela touch screen, ao colocar sua idade aparece coisas para fazer até aquela idade e você escolhe o que quer fazer ou já fez. Além disso vimos o corpo da mulher e do homem aberto lado a lado, dá prá ver a diferença. Outra parte legal é a área do feto, em um vídeo você consegue ir mudando as fases da gravidez da mulher e vendo seu corpot mudar na tela. Infelizmente não conseguimos ver essa exposição até o final, o museu estava fechando quando estávamos no meio dela. Uma pena mesmo, mas iremos voltar com certeza.



O museu fica aberto diariamente das 9:30 às 16h, fechado somente no dia 25 de Dezembro. Há também datas em que o museu fecha às 17:30h. Veja no site maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário