Postagens populares

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

E se fosse verdade? – Estrelando Stars Hollow.

Um dos acontecimentos mais marcantes na minha vida adolescente, da garota que passava as férias na casa da vó com a prima-amiga-irmã, era assistir o seriado Gilmore Girls. Lembro de passar horas vivendo naquele mundo de Lorelai e Rory Gilmore. Não sabíamos muito o inglês, mas aprendemos a cantar a musiquinha de abertura: “When you leave, I´ll follow you, anywhere...”. Foi ali meu primeiro grande contato com a língua que dominara o mundo. Além de encantadas com as personagens, nos apaixonamos por Stars Hollow, a cidade onde se passa a trama.
 
Em 2010, por uma oportunidade do destino, fui morar nos EUA. Era essa a deixa para visitarmos o antiquário da Kim, ficarmos hospedadas na Dragonfly Inn e tomarmos café no Luke. Mas para nossa decepção (ou não!) a cidade não existe!

Abertura do seriado mostra uma parte da cidade.
 
Nossa Stars Hollow é pura inspiração em Washington Depot, CT. Foi ali onde o marido da criadora da série entrou em uma cafeteria e ouviu as pessoas falarem sobre suas vidas. Todos se conheciam. E assim estava criada a cafeteria do Luke (Luke´s), um dos pontos principais do show. No seriado, a cidade imaginária fica em Connecticut, supostamente a 30 minutos de Hartford.
A única vez que a cidade ganha vida é no primeiro episódio da temporada inicial. O piloto do programa foi filmado em Unionville, nos arredores de Toronto, Canadá. Após isso, Stars Hollow era de mentirinha.

Mas a imaginação não é só nossa. Grande parte do cenário existe, mas em outro plano. Quando Rory e Lorelai visitam Harvard, ainda na segunda temporada, na verdade estão andando pela universidade UCLA (West Los Angeles, Los Angeles).  Já Yale, onde decide estudar, é a USC (3501 Trousdale Parkway, LA) e a república onde Rory mora seria a Brandford College, no seriado a mesma do avô. E o balde de água fria vem quando descubro que o quarto que Rory e Paris dividem é muito maior de um real quarto de universidade.

Uma cena típica: filmes as sextas-feiras.

O seriado gosta de brincar conosco. É ali que os lugares ganham novas feições, estilos e nomes. Martha´s Vineyard virou Malibu. Todos os parques são um só – o Greystone Park (905 Loma Vista Drive – Beverly Hills). E os nossos pontos favoritos como a praça, o coreto, o mercado possuem o endereço Warner Bros (3400 W. Riverside Dr, Burbank) , enquanto suas fachadas são canadenses. Nem percebemos que viajamos ali. Dois países no mesmo episódio, em uma mudança de cena.
O clássico “copinho” de café americano é figura carimbada no seriado. Lorelai não consegue viver sem café. Em seu desespero, pede "café, café, café" e recebe três xícaras de uma vez só. Segurar um copão se tornou uma atração americana. Vejo hoje que não por acaso tenho um carinho especial pela Starbucks. Mas foi nos EUA onde descubro que não adoro somente a marca, mas sim um bom white chocolate mocha
 
Parte do cenário da cidade fictícia.
Apesar da fantasia, na trama, Stars Hollow ganhou vida. Foi fundada em 1779 e significa que as estrelas guiaram amantes supostamente destinados a viver separados. A cidade possuía ainda um festival anual para essa celebração, o Firelight Festival.  A casa das meninas Gilmore é localizada na 37 Maple St e Dragonfly Inn na 3rd St. Mas a nossa cidade sempre será um lugar com a pitada dos criadores, as características de Los Angeles, Unionville e Burbank, e o nosso olhar carinhoso. 

Fotos: Google.

4 comentários:

  1. muuuuito bacana esse post! eu tbem era fa de Gilmore Girls

    ResponderExcluir
  2. Helô, que bom que vc gostou :)
    Esse é um seriado que sempre assisto. Adoro as meninas!
    Um beijão e muitas viagens para nós!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto!!! Parabéns!!! Foi ótimo relembrar e aprender mais um pouquinho sobre Gilmore lendo sua matéria! Afinal, quando será a próxima sessão?
    bjos,
    Prima-amiga-irmã
    Ludmila PC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu ;)

      Foi muito bacana fazer esse post. Fiquei procurando um monte de informação interessante! Precisamos marcar mais sessões urgente.
      Um beijão

      Excluir