Postagens populares

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Meu roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais :)

Além da boa comida, o estado de Minas Gerais abriga alguns dos lugares históricos mais bonitos do Brasil. As cidades históricas mineiras guardam relíquias da arquitetura barroca e grande número de igrejas, já que o catolicismo era religião dominante durante o século XVII – início do desenvolvimento da região pela descoberta do ouro. Alguns exemplos de cidades mineiras que carregam esses atributos são: Congonhas, Diamantina (tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade!), Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Tiradentes.

Dentre as diversas formas de planejamento de roteiro pelas cidades históricas, fazer uma road trip (viagem de carro pelas cidades) é considerada uma boa opção, já que a distância entre elas não são extensas. Ao escolher a viagem de carro, uma ideia seria agrupá-las a partir das distâncias e interesse, e à partir daí elaborar o roteiro. 



Distâncias
Belo Horizonte
Ouro Preto
Congonhas
Tiradentes
S. Joao Del Rei
Belo Horizonte
-
98
82
190
185
Ouro Preto
98
-
56
157
152
Congonhas
82
56
-
114
109
Tiradentes
190
157
114
-
15
S. João Del Rei
185
152
109
15
-

Quadro de distâncias (em quilômetros)

O único percalço são as estradas mineiras: ruins por natureza (esburacadas, sinalização precária e trânsito pesado de caminhões). A ideia aqui foi percorrê-las pela manhã ou tarde, não aconselho dirigir à noite. Uma dica é contabilizar um tempo adicional de viagem entre uma cidade e outra, já que pelas condições da estrada o tempo é superior a uma viagem em estradas com boas condições.  
 Sempre uma surpresa no meio do caminho...
Uma ideia, adotada por mim, foi voar até Belo Horizonte e já do aeroporto alugar um carro. Desta vez escolhemos a Avis onde encontramos a melhor tarifa e ainda nos ofereceu o seguro contra vidros e para-brisas por apenas R$ 4 adicionais ao dia. Topamos na hora, já que nossa experiência anterior alugando carro no Brasil foi catastrófica por problemas com o tal vidro.

Para o roteiro escolhemos as tradicionais: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Congonhas. Diamantina, infelizmente, foi uma das cidades que não entrou no nosso roteiro por ser a mais distante das demais (quase 300 quilômetros). Fizemos o roteiro em um feriado prolongado (4 dias entre ir, vir e aproveitar as cidades). Escolhemos assim, duas cidades principais Ouro Preto e Tiradentes para passar um dia inteiro, e ali passar a noite, e para as outras cidades foram dedicadas algumas horas. (uma tarde em Mariana; uma hora em São João Del Rei e duas horas em Congonhas foram as nossas escolhas).
Detalhes de Ouro Preto

O mais interessante ao fazer esse trajeto de carro é que durante o percurso passa-se em alguns momentos pela Estrada Real, estrada utilizada para escoamento do ouro no século XVII e XVIII, percorrendo os caminhos velho e novo. 

Dica: alguns hotéis não aceitam somente uma diária, porém quando fizemos por outros sites (como exemplo, Decolar) conseguimos reservar somente um dia.

A primeira parada foi em Mariana, grudadinha com Ouro Preto, ganhou o nome por homenagem a esposa de Dom João V. Apesar de nunca ter pisado em solo mineiro, o nome não podia ser mais apropriado. Mariana é especial, pequenina e cheia de graça, qualidades características de uma mulher. 

Passar uma tarde em Mariana é suficiente para visitar a catedral principal e seu órgão Arp Schnitger, único no Brasil vindo da Alemanha, com pequena parada em Portugal, e ainda em funcionamento. As apresentações do órgão acontecem às sextas-feiras 11h e domingos 12h30 (R$ 15). Se der sorte, como eu, conseguirá ver algum ensaio. 
Ah, Mariana...

Não deixe de visitar (e comparar!) as duas igrejas localizadas no largo – igreja São Francisco Xavier e Nossa Senhora do Carmo (que sofreu um incêndio em 1999 e em 15 minutos perdeu 85% de seu interior). No largo encontra-se o pelourinho, mastro de castigo aos prisioneiros. No topo da cidade, aparece a igreja São Pedro dos Clérigos, uma das igrejas com arquitetura mais diferentes das cidades históricas, para ter uma bela vista da cidade basta subir a estreita escada até o sino.
De Mariana partimos a Ouro Preto e dedicamos uma noite e o outro dia inteiro à cidade. A imponência de Ouro Preto remete a uma história perdida, nos mostra um Brasil diferente e esquecido nos livros de história mas revivido na cidade que abriga o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil, considerado assim patrimônio da humanidade. É praticamente impossível não se encantar com Ouro Preto, mas seus detalhes estarão em um próximo post.

Dica: cuidado com os guias de porta de igreja, ao iniciarem o processo de despejar informações sobre os turistas, ao final cobram preços altíssimos. Se preferir um guia, acerte o preço antes de iniciar a explicação e pergunte o tempo do passeio.
Tiradentes cheia de charme
Tiradentes foi o próximo destino e apesar de bem menor, é impossível não considerá-la especial. Vielas, arquitetura charmosa e um chafariz de 1749 são atrações da cidade. O conjunto arquitetônico com a serra São José ao fundo fazem da cidade um cenário natural. A principal sensação em Tiradentes é nostalgia, sentimos falta de um tempo que não vivemos mas que a cidade comprova que faz parte da nossa história.
Grudadinha com Tiradentes está São João Del Rei, da cidade somente o centro histórico me atraiu, especialmente a igreja São Francisco de Assis. 

Dica: a estrada que liga as cidades faz parte da Estrada Real.

 São João Del Rei

Já no caminho ao aeroporto dedicamos um almoço e visitação a cidade de Congonhas. Quem dirige até lá não acredita que no alto, porém escondida, estão uma das mais belas obras de Aleijadinho: os 12 profetas. A igreja Bom Jesus dos Matosinhos, que abriga os profetas e a pintura da vida de Jesus em quadros em seu interior, garantiu à Congonhas o título de patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
Dica: para chegar até a igreja, siga as placas marrons (modelo internacional para atrativos turísticos) que indicam “Basílica”.

Lembre-se que as cidades históricas englobam muitas atrações, que se seguirão nos posts seguintes, e é possível visita-las em muito mais tempo. O mais importante ao escolher visita-las é saber que a história te esperará de portas abertas e a beleza estará presente nos lugares mais inusitados, seja uma maçaneta ou o teatro mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, posso garantir uma série de cenários belíssimos serão recordações difíceis de esquecer. Na minha mente eles reaparecem todos os dias.
Fotos: Raphael de Oliveira Gomes e Bruna Cazzolato Ribeiro.

31 comentários:

  1. Você está se aprimorando a cada post.... continue

    ResponderExcluir
  2. Oi, pretendo conhecer as cidades históricas. Sou de Porto AlegreRS, quero ir no feriado de Tiradentes. De avião. Sozinha. Terias algum roteiro pra sugerir para que possa conhecer mais das cidades em tão pouco tempo????

    ResponderExcluir
  3. Olá prof. Íris, será um prazer! Obrigada por sua visita!
    Vc já possui horário dos voos? Pensa em alugar um carro ou ir de ônibus entre as cidades?
    Em um roteiro básico, da pra fazer Ouro Preto - Mariana (que são grudadas) - Congonhas. Em Ouro Preto se caminha muito.
    Se for de carro, pode compensar visitar Tiradentes. O roteiro que fiz foi em 4 dias de feriado com carro alugado e costumo andar muito.
    Me de um toque com as informações que te ajudo com o roteiro! Se preferir, envie para brunacazz@hotmail.com
    Beijo, Bruna.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    Eu e meu marido iremos a Minas de 11 a 18 de março e gostaríamos que você nos ajudasse a fazer um roteiro tranquilo pelas principais cidades históricas incluindo os melhores passeios em Belo Horizonte.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes, obrigada pela visita no blog!
      Se o objetivo de vocês é conhecer um pouco da história do Brasil, vcs estão indo para o lugar certo!
      Em uma semana vocês conseguirão conhecer muitos lugares em Minas. Vocês estarão de carro? Se sim, isso facilitaria o deslocamento, mas cuidado com as estradas mineiras pois estão em estado precário. Minha indicação, neste caso, é percorrê-las durante o dia.
      Você pode iniciar sua viagem por Ouro Preto e Mariana. As duas cidades estão distantes 11km uma da outra. Para conhece-las tranquilamente dedique um dia a Mariana (a cidade é pequena e pode-se caminhar por suas igrejas tranquilamente). Visite a igreja matriz que abriga um exemplar de um órgão alemão de 1701 ainda em funcionamento (há apresentações em horários específicos).
      Em Ouro Preto vale ficar por 2 dias no mínimo, especialmente se vocês preferem caminhar tranquilamente. Vale visitar todas as igrejas possíveis e abertas (algumas passam por reparos e estão fechadas à visitação). Indico também O Passo pizzaria (lugar agradável e com um petit gateau de bolinho de goiabada com sorvete de queijo).
      Siga para Tiradentes (a cidade mais distante das cidades históricas dessa região). 1 dia inteiro na cidade garante a visitação em seus atrativos históricos principais. Se vocês gostam de aventura, há diversas opções para desvendar a Serra São José (e as agências de turismo da região organizam passeios).
      De Tiradentes você está muito próxima de São João Del Rey (uma manhã para conhecer as igrejas é o suficiente). São João me pareceu mais urbana.
      No trajeto entre as duas cidades você passa pela Estrada Real (estrada que fazia o escoamento do ouro da região). Aliás, perceba que você passará por ela em vários pontos da viagem.
      Em retorno a BH, pare em Congonhas para ver uma obra prima do Aleijadinho (a basílica com os 7 profetas). Se chegar próximo ao almoço, há restaurantes com bom custo-benefício ao redor da igreja. Algumas horas são o suficiente para conhecer essa cidadezinha.
      Em BH, vale uma esticadinha até Inhotim (uma parque artístico a 60 quilômetros da capital). Dedique um dia inteiro para desvendá-la.
      Na capital, o mercadão, a igrejinha da Pampulha e a feirinha de artesanato que acontece aos domingos valem a pena. Além disso, os botecos de BH são incríveis e todo o centro dá prá passear.
      Lembre-se somente de verificar os horários de visitação dos locais (as igrejas, por exemplo, fecham para almoço).
      Fora isso, aproveite sua viagem e se delicie com a comida mineira!

      Um abraço!
      Bruna.

      Excluir
  5. Ola Bruna,

    Bom Dia

    Eu e minha esposa estamos querendo visitar as cidades históricas de Minas, pensei em cidades próximas de BH como, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e mais uma outra cidade.
    Você pode dar uma dica.
    Desde já agradeço.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,

      Esse roteiro que bolei prá mim foi ótimo para 4 dias e deu para aproveitar bem as cidades. Quanto tempo você ficará?
      Outra opção é acrescentar Inhotim ao seu passeio.
      Sugiro fortemente que você conheça Ouro Preto e Mariana, se tiver pouco tempo. Cidades próximas entre si e de BH!

      Se tiver mais que um fim de semana, acrescente Tiradentes. Pode parecer muito mas a maior cidade mesmo é Ouro Preto, as outras são bem pequenininhas. Então dá prá conhecer bem!

      Só um detalhe, esses roteiros são baseados na história. Se gostar de trilhas, dá prá ficar mais tempo em Tiradentes e Congonhas.

      Se precisar de algo mais, é só falar!
      Abraços!

      Excluir
  6. olá Bruna, Foi prazeirozo ler seu texto.PARABÉNS.Eu e meu marido estamos nos preparando para visitar as Cidades Históricas - MG no período de 05 a 19 de março de 2014. Gostaríamos, se possível que você nos fornecesse um roteiro básico de viagem incluindo as estadias. Gratos Neide e Luiz Augusto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna, queria sua ajuda para montar um roteiro que incluísse as cidades históricas. Gostaria que o roteiro incluísse cultura e natureza porque amo fazer trilhas, caminhadas e banhos de cachoeira. Sou comerciária e pensei em ficar hospedada no SESC de BH (sai bem mais em conta) e, de lá, percorrer essas cidades. Não dirijo, mas imagino que seja fácil contratar esses passeios de operadoras de turismo locais, não é mesmo? Se vc conhecer alguma, agradeceria muito se puder me indicar. Vou viajar sozinha, por isso, gostaria de saber qual a melhor época para fazer essa viagem? Creio que poderei ir a partir de maio apenas. Desde já agradeço sua ajuda! Abraço, Isabela

    ResponderExcluir
  8. Olá Isabela,

    Não é difícil ir de ônibus de BH a Ouro Preto. E na cidade será possível caminhar. De Ouro Preto a Mariana são 11 quilômetros de distância e ônibus também levam de uma cidade a outra.
    Em Tiradentes, a Serra de São José esconde diversas trilhas. Na cidade há diversas agências de turismo que poderão ajudá-la. Infelizmente, não fiz trilhas dessa vez, então não consigo avaliar o serviço.

    Se precisar de algo mais é só falar!
    Beijo e boa viagem!

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna, gostaria que nos ajudasse a montar um roteiro em Minas Gerais Belo horizonte por 2 dias(fim de viagem) e cidades históricas. Iremos no dia 19 de julho a um casamento na cidade de São Bras e no dia 20 gostaríamos de começar a viagem. Retornamos no dia 25 a Porto Alegre. Iremos com nossas filhas de 3 anos e meio, por isso não gostaríamos de caminhadas muito longas. Também gostaríamos de contratar uma van para fazer nosso roteiro terrestre e pousadas ou hoteis legais. Tens alguma sugestão para nós? Fico no aguardo. Adoramos seus comentários, são muito esclarecedores. Att. Viviane.

    ResponderExcluir
  10. Olá Viviane, tudo bem? Peço desculpas pela demora em respondê-la, estava com problemas técnicos no blog.

    Para crianças, Tiradentes, São João del Rei e Mariana são boas opções pois as são pequenas e pode-se caminhar tranquilamente. Em Ouro Preto há muita opção de passeios, porém exige caminhada por ladeiras.

    O roteiro que fiz em quatro dias foi interessante, porém se quer realmente conhecer Ouro Preto reserve um pouco mais de tempo.

    Em Belo Horizonte há muitos parques deliciosos para a família. Mas Inhotim talvez seja a opção certa para sua família. O parque fica a 60 km de BH.

    Infelizmente não conheço serviço de van.
    Se precisar de algo mais é só falar!

    Beijo e boa viagem!

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, boa tarde! Adorei seu texto !!
    Estou xeretando na net porque quero conhecer as cidades históricas com meu filho adolescente, na 1ª quinzena de julho. Somos de SP Capital e gostaria de ir de avião. Tem alguma boa dica ? Onde é melhor conhecermos ?? Um abraço e agradeço sua atenção. Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Depende de quanto tempo você tem. Esse roteiro dá prá fazer em mais dias também. Recomendo acrescentar Belo Horizonte e Inhotim, se tiver mais tempo.

      Qualquer dúvida adicional, me avise!

      Beijos

      Excluir
  12. Olá Bruna, seu post está excelente!!!

    Pretendo fazer um roteiro parecido com o seu, mas em 8 dias, reservando um tempo para BH também.

    Uma dúvida que surgiu: você alugou carro com motor 1.0? Minha dúvida é se com um carro com essa motorização dá para viajar com segurança nas estradas mineiras, ou se é obrigatório um motor melhor por causa das ultrapassagens e subidas.

    Muito Obrigado e Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frederico, obrigada por visitar o blog :)

      Aluguei um Novo Uno 1.0 e acho que poderia ser um melhor por causa da condição das estradas.
      Apesar da velocidade ficar estabilizada, as estradas são bem ruins e cheias de caminhão.

      Mas assim, deu prá fazer tranquilo com 1.0 já que os locais não são tão longe um do outro, mas achei o ar condicionado indispensável por causa da poeira de caminhões.

      Uma dúvida: você vai incluir Inhotim no seu roteiro? Ele fica a 60 km de BH.

      Qualquer dúvida, me avise :)

      Boa viagem e abraços!

      Bruna!

      Excluir
  13. Ola Bruna boa Noite!

    Adorei o seu blog.

    Pretendo fazer uma viagem com a minha mãe em setembro para conhecer as cidades históricas de Minas.

    Pretendo ir de ônibus e como não dirijo não haverá possibilidade de alugar um carro, vejo que essa é uma boa dica dada por você.

    Nessas condições qual seria sua indicação para a cidade para hospedagem? Uma que fique mais centralizada para que possamos conhecer o máximo possível desse passeio?

    Qual também a melhor sequencia de passeios?

    Minha intensão é ficar entre 5 e 8 dias.

    Aguardo e agradeço.

    Aline Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Obrigada por visitar o blog :)

      Já que irá de ônibus, indico que fique de 6 a 8 dias. Dedique de 2-3 dias para Ouro Preto e Mariana. Eu indicaria se hospedar em Ouro Preto e pegar um ônibus de linha para conhecer Mariana.
      Infelizmente fiquei em uma pousada bem ruim em Ouro Preto e não recomendo, mas recomendo que fique próxima ao centro (não é difícil achar pousada por lá).

      Dedique 2-3 dias em Tiradentes e São João Del Rei. Recomendo ficar em Tiradentes, que me pareceu mais agitada.

      E passe 1 dia em Congonhas.

      Me informe se precisar de alguma informação adicional.

      Beijo e boa viagem :)

      Excluir
  14. oi Bruna, meu nome é Fabiana, eu e meu marido gostaríamos de conhecer as cidades históricas.
    com criança dá pra fazer o passeio numa boa ?
    meu filho tem 3 anos, apesar de ser muito curioso, não sei se cidades históricas seriam interessantes pra ele.
    indo aéro até BH e alugando um carro, um final de semana seria suficiente pra conhecer as principais cidades ?

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabiana, tudo bem?

    Acredito que para um final de semana vocês precisariam focar em duas cidades (Ouro Preto e Mariana ou Tiradentes e São João del Rei) para que não fique muito cansativo. Aconselho Ouro Preto e Mariana.
    Apesar das ladeiras acredito que dê para fazer um passeio legal em dois dias entre essas duas cidades.
    Uma manhã talvez seja suficiente para conhecer Mariana.

    Qualquer duvida, me avise.
    Abraços,
    Bruna

    ResponderExcluir
  16. Melhor do que o texto produzido no blog são as suas respostas tão atenciosas a todos aqueles que pediram a sua ajuda aqui. Parabéns, Bruna!

    ResponderExcluir
  17. Olá .Gostaria de solicitar uma orientação :Devo visitar Inhotim na chegada à Belo Horizonte , ou no retorno após as visitas nas cidades historicas?Agradeço Bruna !

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruna.
    Somos de Londrina-PR e estamos projetando uma viagem de carro as cidades históricas de Minas. Temos a intenção de ir a Poços de Caldas e depois ao roteiro histórico. Quais seriam as suas "dicas" ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Adorei tuas dicas e vou seguir todas!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Bruna! Boa noite!
    Explorando alguns site, deparei-me com seu blog e amei!
    Moro em Porto Seguro e pretendo viajar com a família(marido, crianças e sogro) para conhecer as cidades históricas de Minas.
    Gostaria de sugestões de onde nos hospedarmos(cidades estratégicas para dormirmos e visitarmos outras próximas).
    A ideia é ficarmos uns sete dias entre B.H e as cidades históricas.
    Obs: iremos de avião até B.H e alugaremos um carro no aeroporto.
    Desde já, obrigada!
    ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruna! Boa tarde!
    Estou indo conhecer a cidade histórica mineira de carro saindo do Rio de Janeiro, mas meu destino final é Brasília, gostaria de saber qual o melhor lugar para eu me hospedar?

    ResponderExcluir
  22. a viagem sera no dia 19 a 25 de maio esqueci d falar o mês , obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, boa noite.
    Estou pesquisando para uma amiga e vejo que não há indicação para um lugar em Belo Horizonte que me emocionou demais: o Museu de Artes e Ofícios, que fica na Praça da Estação, de onde saem os trens, principalmente o trem que faz o trajeto BH-Vitória. Fiz essa viagem emocionante. Mas para quem não vai fazer, vale a pena visitar o museu. Eu me emocionei pois ali tem objetos utilizados por nossos avós e antepassados no exercício de suas profissões. São três andares. Meio dia é pouco para visitar o museu inteiro. A Praça da Estação fica no centro de Belo Horizonte. Para quem não conhece a capital mineira, tem muita coisa bonita para ver. Se calhar de ver um show com nossos maravilhosos músicos, então é uma maravilha. Vale dizer que a Pampulha, onde está o Estádio Mineirão, a Lagoa da Pampulha e o xodó de Belo Horizonte que é a Igrejinha de São Francisco, do Niemayer e Cândido Portinari, a famosa Igrejinha da Pampulha, abriga também um presépio lindo entre o final de um ano e começo do outro. É um passeio de praticamente um dia. Eu como manteiga derretida, chorei de emoção quando entrei na famosa igreja. Enfim, quem vier a Minas, com bastante tempo voltará de alma lavada, retinas coloridas e coração leve e agradecido. Meu Estado é muito abençoado.

    ResponderExcluir
  24. Coincidentemente fiz este seu roteiro há 2anos e adorei..... recomendo.... abraços.

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna! Seu roteiro foi muito valioso para a nossa viagem às cidades históricas de MG. Teremos 4 dias cheios para conhecê-las. Vc recomenda que fiquemos hospedadas só em Ouro preto? Ou Tiradendes seria bom tb se hospedar?

    ResponderExcluir
  26. Olá Bruna! Visite a região onde moro, é muito bacana, dê uma olhada em minha página! @capitaocavernapains

    ResponderExcluir