Postagens populares

terça-feira, 5 de julho de 2011

Conheça Greenfield, a vila criada por Henry Ford!

Em Dearborn, MI, aproximadamente 20 minutos de Detroit, está o complexo de atrações do Henry Ford. Lá, você encontrará o museu do Ford, Greenfield Village, IMAX e Factory Tour (tour na fábrica). Prá quem não lembra, Henry Ford foi o empresário a produzir automóveis em série e a diminuir o seu custo, seu sucesso foi tão grande que sua montadora existe até hoje.

No museu do Ford você consegue ver os carros Ford desde seu início, o modelo T, a participação do Ford com a aviação, limosines presidenciais e outras exposições temporárias.

A Greenfield Village é a atração mais inusitada do complexo. Essa vila foi construída pelo Ford em 1929 para valorizar os americanos que de alguma forma aprimoraram o país. Ele fez réplicas das casas e/ou escritórios onde essas pessoas moravam e/ou trabalhavam.

Carros no modelo T levam turistas para passear pela vila.

Além disso, em algumas áreas você encontra pessoas explicando como eram feitos os utensílios antigamente, por exemplo: vidro, cerâmica, impressão de jornal, etc. O slogan da vila já diz: "Descubra a América que fez o que somos hoje".

Prá quem estiver cansado, uma maria fumaça faz a volta ao redor do museu.

A vila é dividida em 7 espaços: Working Farms (mostra a vida rural no final do século XIX); Liberty Craftworks (há 8 workshops apresentando algumas técnicas artesanais); Henry Ford´s Model T (nesse espaço, algumas construções que contribuiram para o que Ford se tornou); Railroad Junction (cultura de trem no século XIX); Main Street (lojas e algumas atrações); Edison at Work (parte destinada aos trabalhos de Tomas Edison - o criador da lâmpada e amigo pessoal de Ford); Porches & Parlors (simboliza as famílias que viveram nos EUA) e Walnut Groove (onde apresentam-se jogos de baseball de 1867).

Na área rural da vila, por exemplo, você pode conhecer a fazenda da família Firestone.

A casa do Ford fica na área que leva seu nome. Para fazer sua casa o mais parecida possível com a realidade, ele enviou pessoas por 18 meses ao redor dos EUA para procurar um fogão igual ao da sua casa na infância. A casa de Henry ficava na fazenda, mas aos 16 anos ele foi em busca de oportunidades nas indústrias de Detroit.

Réplica da casa construída em 1861 em Springwells Township, Michigan

Na área da Main Street você encontra a réplica da casa dos irmãos Wright (inventores do avião) e a loja de bicicleta deles também está lá. A cada do Heinz (isso mesmo, o do catchup!) também fica nessa área.

Em alguns locais há apresentações contando um pouco da história!

Outra área indispensável é a área do Tomas Edison. Lá, você consegue ver o laboratório dele, sua biblioteca e escritório. Além disso, uma explicação nos conta que quando o museu foi inaugurado Tomas Edison tinha 82 anos e foi inaugurar sua área na vila. A transmissão ao vivo pelo rádio pediu para que todos os americanos desligassem a luz para que após algumas palavras de Edison todos pudessem acender a luz e celebrar esse acontecimento. A cadeira onde ele sentou no laboratório do museu ainda está intacta. Posso dizer que esse explicação causou emoção em muitos visitantes.

Reparem na área embaixo da cadeira.
O piso ainda é original do dia que Tomas Edison fez sua apresentação.

Uma descoberta incrível é a casa do criador do primeiro dicionário americano, Noah Webster. O dicionário "American Dictionary of the English Language" foi publicado em 1828 enquanto ele vivia nessa casa e continha mais de 70.000 palavras. Ele demorou mais de 25 anos para montar o dicionário, sua ideia era manter uma língua única para os EUA. Como falava mais de 20 línguas, sabia a dificuldade que alguns locais tinham com diferentes comunicações, como os dialetos.

Escritório onde Noah fez o primeiro dicionário americano!


Dicas importantes: o ingresso só dá direito a entrada na vila e as apresentações são gratuitas. Atividades como andar de maria-fumaça são pagas. Reserve um dia só para a vila, assim você poderá ver com calma. Vá com roupa comfortável, você irá caminhar bastante. Há possibilidade de fazer picnic no local, mas há também restaurantes espalhados pela vila. O horário de funcionamento do museu e da vila é das 9:30am-5pm diarimente. Mais informações no site: www.thehenryford.org

3 comentários:

  1. Bruna, adorei sua condução pelo Museu Ford... Muito assertiva. Parabéns!
    Silvio

    ResponderExcluir
  2. Bruna, já sei a quem recorrer para arquitetar uma viagem! Isso, claro, qndo o $$ der! Aliás, vc deve ter boas dicas, não?

    Beijo,
    Vagner

    ResponderExcluir
  3. Essa minha sobrinha está cada vez melhor, temos uma explanação completa dos lugares. bjs re

    ResponderExcluir