Postagens populares

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Biblioteca do Congresso em Washington, DC.

Chegar à biblioteca do Congresso é certeza de deslumbre. Conheça um pouco de sua história e se delicie com as fotos! Infelizmente não é permitido fotografar as exposições e a sala de leitura. As fotos apresentadas são do Great Hall.
A biblioteca foi estabelecida em Washington quando em 1800 o então presidente John Adams transferiu a base do governo da Philadelphia para a nova capital. A biblioteca seria para abrigar livros de uso do Congresso e começou com o investimento de $5.000 dólares.

Até 1814 a biblioteca encontrava-se no Capitólio, onde nesse mesmo ano com a invasão britânica foi inteiramente queimada. Após um mês, o antigo presidente Thomas Jefferson ofereceu sua biblioteca pessoal para reposição das obras queimadas. Jefferson acreditava que todos os assuntos eram importantes para o Congresso e com sua coleção com mais de 50 anos de dedicação guardando tudo que fosse relativo à America e o que era raro em qualquer ciência, contribuiu para o restabelecimento da biblioteca.

Somente em 1873 o Congresso percebeu a necessidade de uma nova sede à biblioteca. Em Novembro de 1897, a nova biblioteca abriu suas portas no prédio com estilo renascentista, esculturas e pinturas de mais de 50 artistas americanos. De fato, há três prédios dedicados à biblioteca, o que visitei foi o Thomas Jefferson Building.

Inicie seu tour pelo Great Hall e observe a arte do local. Um dos lugares que fiquei mais encantada. Ao lado você poderá ver a Bíblia de Guttenberg e a de Mainz (marca o início dos livros impressos no Ocidente). No segundo andar, fique na fila para ver a sala principal de leitura. Para visitá-la internamente, somente com acompanhante da biblioteca entre Março e Setembro, (visite o site para mais informações). Enquanto aguardar, olhe para cima, há representação de várias faces da literatura, como o romance, por exemplo.


Neste mesmo andar, há duas exposições. A exposição “Creating the United States” (Criando os Estados Unidos) mostra com mapas, rascunhos e objetos como o país foi criado. Há, por exemplo, o rascunho da Declaração de Independência americana (a real declaração está no Arquivo Nacional). O primeiro mapa do território americano também está lá. Objetos maias podem ser vistos na exposição. É fascinante ver a transformação de um país.

A exposição "Thomas Jefferson Library” (A Biblioteca de Thomas Jefferson) com exemplares dos 6.487 livros doados pelo ex-presidente à biblioteca, sendo mais de 2.000 os que um dia habitavam suas estantes. Muitos dos livros originais foram queimados em um incêndio no século XIX, mas a biblioteca achou os exemplares mais parecidos para substituí-los.


No andar abaixo do térreo, há a lojinha e também chapelaria. De lá há o túnel que liga ao Capitólio. No site da biblioteca há muitas informações e algumas opções interativas para conhecer um pouco mais da história www.loc.gov é legal checar o site antes de marcar sua visita, assim você já consegue perceber o que verá, e se preciso, agendar o tour.

Como havia citado anteriormente, esse foi um dos meus locais favoritos na cidade. Não só pela sua beleza, mas por abrigar muito da história americana. Ao planejar sua viagem não deixe de conhecê-la. A entrada é gratuita e o funcionamento é de segunda a sábado das 8:30 às 16:30, fechado somente no dia de Ação de Graças, no Ano Novo e Natal.
Library of Congress 101 Independence Avenue,DE – Washington, D.C. 20540


Nenhum comentário:

Postar um comentário