Postagens populares

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Newseum (Museu da Notícia) em Washington DC.

Esse é um museu que, provavelmente, agradará a todos. E com tantas exposições temporárias é um museu que se retorna sempre. Deixe o próprio museu te indicar como começar a visita. Ao adquirir o ingresso, desça para o subsolo e assista ao vídeo introdutório ao museu.

Neste andar, há o Muro de Berlim e exposições temporárias. Em Novembro, a exposição sobre os casos do FBI e uma pequena área dedicada ao fotógrafo de esportes Neil Leifer nos chamaram a atenção. O fotógrafo é considerado um dos melhores de esportes e exibe 50 destaques nessa exposição. Ele foi um dos fotógrafos do primeiro Super Bowl (jogo de encerramento da liga de futebol americano), mas sua preferência era fotografar o Muhhammad Ali (assista um vídeo sobre o fotógrafo e o boxeador  abaixo). A exposição fica em exibição até 12 de Agosto de 2012 e vale a parada.



Suba ao sexto andar pelo elevador de vidro e observe a vista da varanda. A vista para o capitólio é privilegiada. Lá também localizam-se as capas de jornais do mundo. O quinto andar é onde você levará mais tempo, nesta área encontra-se a história do jornalismo com as capas de jornais dos principais acontecimentos no mundo. Há alguns vídeos com temas como fotografia, nos teatros ao redor da linha do tempo.
Primeiro Bebê de Proveta!
Para mudar de andar, haverá um vídeo e até 31 de Dezembro de 2011 é sobre o fotógrafo dos presidentes feito pela National Geographic (se você se interessa, há o livro e documentário sobre o tema). Muito interessante! Esse não é o vídeo exibido no museu, mas sim o vídeo de lançamento do livro.

Já no quarto andar, há a exposição sobre os ataques terroristas do 11 de  Setembro. O terceiro andar possui uma área interativa, onde você consegue gravar como se fosse um repórter e ainda assistir uma gravação ao vivo (verifique horários). Neste andar também, há um mapa sobre a liberdade de imprensa. O Brasil é considerado parcialmente liberto, pois ainda há política envolvida na imprensa. O país mais livre é a Finlândia e o menos livre é a Coréia do Norte.


Ainda no terceiro andar, veja a área dedicada a jornalistas mortos durante o trabalho. E também a área destinada à TV. Em monitores você escolhe as notícias que quer assistir, como a morte da princesa Diana, por exemplo. Ao clicar no assunto, um vídeo televisionado na data será apresentado. 

Não deixe de assistir ao vídeo 4D no primeiro nível (a aparesentação acontece a cada 20 minutos) e ainda nesse nível há a exposição sobre fotografias que ganharam o Pulitzer Prize. Veja as lojas do museu no primeiro e segundo andar. E a cafeteria localiza-se no subsolo. Reserve ao menos uma manhã ou tarde para conhecer o museu. Fiquei por lá durante 5 imperceptíveis horas e é um museu que voltaria sempre!

Newseum. 555 Pennsylvania Ave., N.W. Washington, DC. Diariamente das 9-17hrs. Fechado no dia de Ação de Graças, Natal e Ano Novo. Pago, verifique o site para valores. www.newseum.org
Vídeos retirados do www.youtube.com
Fotos: Arquivo Pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário